quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

ideias à solta - parte 2

olá Noivas, como foi fazerem a vossa lista ? está dificil a escolha ? o truque já sabem, é não cederem às tentações é como comprar sapatos - gostamos de todos (sim todos) mas só podemos levar um par ! Agora que já escolhemos uma ementa elegante e um sítio que é a nossa cara, vamos ao seguinte ....  decoração ! pois é, não há bela sem ... o espaço é espaço só isso, agora temos que o tornar digno de receber o nosso  maravilhoso grupo.

Regra número um - em conjunto com um bom profissional, faça o levantamento de todo o material que o catering irá fornecer e que se encontra previsto no valor da ementa. Na maior parte dos casos, mesas, cadeiras e atoalhados estão incluídos. Se não é o caso, tente negociar, pelo menos ganhará no transporte. Regra número dois - podem não ter a cor que deseja mas lembre-se que se trabalhar com uma base neutra - branco por exemplo, todas as outras cores casarão sem dúvida. Regra número três, peça para vêr um centro de mesa tipo, se não lhe agrada, peça para abaterem o valor. Com a ajuda profissional, passe em revista o local e desenhe o ambiente que gostaria de têr. Nos dias que correm tudo é possível, mas ... regra número quatro, não tente mascarar em demasia o espaço, afinal de contas apaixonou-se por ele porque era a sua cara, não vale arruiná-lo com botox em demasia. Mantenha as características mas dê-lhe brilho, calor, comodidade e o seu toque especial. Inspire-se no sem fim de bonitas imagens da blogosfera. Se conseguiu um espaço ao ar livre, o investimento será menor, a natureza só por si não necessita de muito, só terá que investir numa bonita sala de estar debaixo do céu, almofadas fofas, mesinhas de apoio, lanternas para a noite e detalhes interessantes. Passe em revista os pequenos móveis dos avós, a tralha que tem na garagem, vai vêr os detalhes fantásticos que pode levar para a sua festa. Uma mesinha desengonçada e a pedir pintura, com um um fabuloso arranjo floral fará as delícias dos seus convidados.

Nota importante, ou erros a não cometer, não exija do catering decorações espectaculares ou arranjos florais do outro mundo, o negócio destes senhores é fornecerem boa comida e serviço de mesa irrepreensível. Tão só ! Não vai ao dentista tratar dum problema de pele certo ?
Não exija que os espaços tenham todo um armazém de material de oferta, vendem espaço e ponto. O nível de frustação somos nós que o criamos e queremos ser uma noiva de cabeça fria, não esquecer ....

Abandone ideias decorativas complicadas - atravessamos uma época dificil mas o lado bom da questão é que o acessório deixou de ter espaço. Less is more em definitivo !

Escolha a sua paleta de cores e aplique-a em detalhes bem escolhidos, uns caminhos de mesa, guardanapos ou tão só uma fitinha a abraçá-lo, mais uma vez procure a inspiração ou peça um plano detalhado a um bom fornecedor. Mas o que é um bom fornecedor estará a perguntar, nos dias de hoje, a informação está à distância dum click - só não encontra quem não quer. Veja com atenção os trabalhos anteriores, procure opiniões e confira preços, não tenha medos, pergunte, pergunte e pergunte. Pegue no telefone antes de pedir um orçamento - não exija preços a alguem que não sabe o que pretende, o dom da advinhação não é para todos infelizmente, quer ou não quer fazer o seu melhor com contenção de custos ? Estabelecer uma boa relação com possíveis fornecedores é fundamental. Tudo fica mais fácil quando se estabelece uma certa empatia e se por acaso o fornecedor não é a sua cara, saia da situação com elegancia, agradeça e diga porque não continua. Não esqueça, o contacto telefonico cria interesse do outro lado e sem isso pode estar a perder a oportunidade de ter o melhor fornecedor ao seu dispôr e a um preço justo. Onde encontrar bons fornecedores? já ouviu falar concerteza no Simplesmente Branco, aqui não se entra sem trabalho feito e de qualidade, confira e depois diga-me se não tenho razão. Veja os fornecedores em acção duas vezes por ano na S magazine ou nos maravilhosos showcases que organiza em Lisboa e no Porto - precisa de mais alguma coisa ?

se conseguiu paciência para chegar até aqui, obrigada, sei que posso por vezes ser muito chata mas este trabalho tem imensas pontas como irá perceber .... até breve e boa revisão da listinha maravilhosa !




 
styling | Design Events
fotos | Fotografamos
 

3 comentários:

  1. Boas dicas Maria João! Gostei especialemente da frase "O nível de frustação somos nós que o criamos". Muito útil em qualquer fase da vida, mas em especial no dia do casamento.

    Gostei de ler! Ficamos a aguardar mais :)

    ResponderEliminar
  2. Nada chata, muito pelo contrário. Conselhos úteis e o ponto de vista de quem está "por dentro" são o que se quer!
    Obrigada

    M.Duarte

    ResponderEliminar
  3. obrigada M.Duarte por nos aturar, mas é com gosto que partilhamos boas dicas para sair de apuros ou contornar situações delicadas. A festa do casamento é isto, muita emoção, grandes espectativas e algumas situações hilariantes, mas tudo acaba bem e é sempre compensador o sorriso dos Noivos mais que nada, acredite ! Beijinhos e volte sempre

    ResponderEliminar